O papel da reciclagem Arquitetura e Tal

Ultimamente muito tem se falado de reciclagem, mas não podemos esquecer que a reciclagem faz parte de um processo muito, muito maior, que inclui: coleta, transporte, tratamento e disposição final.

Nesse contexto também é bom relembrarmos que a reciclagem faz parte do conceito dos 3 R’s (reduzir, reaproveitar e reciclar).

Não devemos esquecer do início do processo, desde a produção dos nossos bens de consumo até a disposição final, sim, pois nem os países tops em reciclagem (alguns na Europa) conseguem reciclar/reaproveitar todo seu lixo. Ou seja, a reciclagem faz parte de um processo inteligente e menos agressivo ao meio ambiente, mas não é a solução.

Basta pensarmos um pouco em como as indústrias tem criado diariamente uma quantidade enorme de novos produtos para atender a demanda da sociedade. Esses produtos são combinações dos mais variados materiais…Para cada novo produto há de se descobrir um novo método de reciclagem.

E isso, como nós sabemos custa tempo e dinheiro…Além do mais existe a necessidade do mercado absorver esses novos materiais reciclados. E aí entra a questão econômica, o custo-benefício. Será mais barato reciclar ou extrair novos recursos naturais?

Será que temos mercado para tanto material reciclado? (Eu sei que o mercado está errado, que a economia não enxerga o meio ambiente, como mostra Hugo Penteado…mas, infelizmente, é assim que ainda acontece).

Por exemplo, temos a reciclagem de latas alumínio aqui pelo Brasil. Você, certamente, já notou que quando termina uma festa (em área pública) não sobra uma latinha.

Elas seguem para as indústrias de reciclagem, passando antes pelas mãos de catadores e cooperativas, ou seja, o mercado já absorveu…muito certamente porque vale a pena para a indústria (leia-se economicamente).

Agora, o que me diz da reciclagem de eletro-eletrônicos? E da reciclagem de materias da construção civil (conhecidos como RCD – Resíduos de construção e demolição)? E os resíduos industriais?

Quer Trabalhar com Maquetes Eletrõnicas CONHEÇA O CURSO AEDesenho

Ainda estamos engatinhando nesses processos, descobrindo novos meios, novos equipamentos de reciclagem…Isso não é instantâneo e, enquanto isso, esses resíduos (lixo) vão sendo encaminhados para os lixões do Brasil.

Sim, porque Aterros Sanitários de verdade (aqui no Brasil) são poucos, muito poucos.

Como se vê é uma questão complexa e que nos leva a pensar que a conscientização deve começar lá no início do processo (redução) e terminar no fim (disposição final), passando é claro pelo meio (reciclagem/reaproveitamento e outros tratamentos).

O que temos visto é o foco das discussões somente no meio desse processo, deixando às escuras outras partes importantes e fundamentais para a sustentabilidade.

Em um processo de educação ambiental há de se ter a visão do processo como um todo, não podemos compartimentar o meio ambiente, pois ele é unido, interligado.

Mas isso não é algo que as pessoas fazem por mal (ou a maioria das pessoas), é uma questão de conhecimento. Muitos acham que salvarão o mundo fazendo pufes de garrafa PET (eu mesma já mostrei como fazer), mas não salvarão.

A intenção é ótima, eu sei, mas o resultado é pequeno visto a complexidade dos problemas. O pufe de garrafa PET, a vassoura de PET, o aquecedor solar são ótimos para auxiliar na educação ambiental, mas estão longe de resolver nossos problemas com o lixo.

Eu mesmo tinha uma visão um tanto quanto deturpada antes de iniciar meu Mestrado, mas como estou enxergando o lixo de outra forma, acho válido esse esclarecimento para aqueles que leem meu blog ou aqueles que aqui chegam. Afinal de contas um blog também tem seu papel educativo.

Quero deixar  claro que a intenção aqui não é desmerecer o papel da reciclagem e sim mostrar que ela, sozinha, não resolve o problema.

Eu, ainda assim, pretendo trabalhar com a questão de reciclagem/compostagem do lixo na minha dissertação de mestrado, mas agora mais do que nunca tenho uma maior clareza do papel da reciclagem nesse contexto. Ela é importante, mas não é tudo.

Deixe seu comentario.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s